Artigo de Dom
Pedro Luiz Stringhini - Bispo Diocesano de Mogi das Cruzes, Sobre o título “Comunidade de
Comunidades: uma nova Paróquia”, tema central da 51ª assembleia geral
ordinária da CNBB, realizada em Aparecida-SP, dos dias 10 a 19 de abril de 2013.
As paróquias e as comunidades
eclesiais são expressão visível, abrangente e consolidada da presença da Igreja
na sociedade. Presentes num território delimitado, as paróquias e suas
comunidades são importantes e essenciais instrumentos para a missão evangelizadora
da Igreja. A paróquia tem base sólida no código de direito canônico, que lhe dá
consistência e respaldo, considerando, dentro da Igreja diocesana, o território
onde ela está instalada e constituída, onde seus equipamentos (a igreja matriz,
capelas e outros) são edificados e o lugar onde o povo de Deus se congrega.
O Documento de Aparecida,
resultado da 5ª Conferência do episcopado latino-americano (realizada em 2007,
com abertura feita pelo Papa Bento XVI), fala da necessidade de renovação,
revitalização e mesmo transformação das estruturas da Igreja, a começar pela
Paróquia. Fala do esforço a ser empreendido para superar uma pastoral de
manutenção e da necessidade de uma conversão pastoral.
É nesse contexto de desafios que
emerge o fenômeno da migração religiosa, que vem acontecendo de forma intensa
há pelo menos duas décadas. Os dois últimos censos (2000 e 2010) oferecem um
mapa dessa migração, mostrando a diminuição considerável do número de católicos
no Brasil. Em 1990, os católicos somavam cerca de 83% da população brasileira;
em 2000, somavam 73,6% dos brasileiros e, em 2010, diminuíram para 64,6%. Tais
dados trazem preocupação à Igreja, chamada, hoje, a responder a importantes e
novos desafios:
1. O desafio da vida urbana. As
paróquias hoje são, geralmente, demograficamente densas, territorialmente
grandes, especialmente as localizadas em áreas periféricas das grandes e médias
cidades. Daí a necessidade de uma descentralização por meio da existência, em
cada paróquia, de outras comunidades eclesiais, além daquela que se reúne na
igreja matriz. A expressão “comunidade de comunidades” indica a paróquia em sua
presença expandida, formando como que uma rede de comunidades. Onde surge um
novo bairro, sem demora, a Paróquia deveria providenciar espaço físico
(terreno) para uma nova comunidade.
2. O desafio da identidade. Uma
comunidade eclesial será sempre constituída levando em conta as três dimensões
fundamentais da vida da Igreja: palavra – liturgia – caridade. A Palavra de
Deus chega pelo anúncio do evangelho e pela catequese em todos os níveis, na
Igreja. A caridade é o testemunho visível de amor ao próximo, especialmente aos
pobres. Tal testemunho dá credibilidade à presença dos cristãos chamados a ser
“luz do mundo”. A vida litúrgica e demais aspectos da vida da Igreja têm seu
centro na Eucaristia, especialmente a dominical, celebrada no dia do Senhor.
Daí a necessidade da presença do sacerdote, a importância de uma eficaz
pastoral vocacional e a valorização do ministério ordenado do presbiterato.
3. O protagonismo dos leigos.
Cada cristão, isto é, cada batizado, é a presença viva da Igreja no ambiente da
sociedade onde ele vive, trabalha, se relaciona. É no mundo e para o mundo que
ele dá testemunho público de sua fé e o bom exemplo de pai, mãe, profissional,
cidadão... Através do leigo, a Igreja se faz presente nas realidades seculares
(presença do mundo no coração da Igreja e presença da Igreja no coração do
mundo). Para que isso aconteça, é necessário que o leigo seja valorizado,
incentivado, formado e a ele sejam confiados serviços (ministérios), a partir
de seus dons (carismas).
Há serviços que os leigos
realizam no âmbito interno da Igreja: anúncio da palavra (ministros da
palavra), catequese, serviço do altar (ministros extraordinários da sagrada
comunhão, salmistas), ministério da coordenação, administração, pastoral dos
enfermos, serviço da caridade, isto é, aos pobres, cf. palavras do apóstolo
Paulo: nós só nos deveríamos lembrar dos pobres, o que, aliás, tenho procurado
fazer com solicitude (Gl 2,10). E a opção preferencial pelos pobres se expande
considerando a dimensão profética e transformadora da missão dos leigos, sendo
fermento, sal e luz (agente) na construção de uma sociedade justa e solidária.
4. Novas expressões. A Paróquia –
com seu pároco, suas comunidades, pastorais e conselhos – deve ser o lugar de
acolhida das novas realidades ou novas expressões da vida eclesial, como os
movimentos, as novas comunidades, as comunidades de vida, as associações. Deve
abrir-se também à possibilidade da existência de comunidades e paróquias
ambientais, ou seja, aquelas cuja presença e organização transcendem a
territorialidade, uma vez que contará com membros participantes de diversos
lugares.
5. Novos métodos. Novo ardor e
novas expressões, no dizer do Beato João Paulo II, requerem novos métodos. A
conversão pastoral requer abertura a realidades novas e a coragem de inovar e
não fazer sempre as mesmas coisas, utilizando-se das mesmas estruturas, muitas
vezes ultrapassadas. Supõe também, e antes de tudo, conversão pessoal, mudança
de coração e de vida, para, depois, sair de si e ir ao encontro dos irmãos,
especialmente os afastados, dando-lhes acolhida, propondo um retorno. Acolher
de modo especial os jovens, os pobres, doentes, os “contritos de coração”,
(tristes, angustiados, deprimidos, solitários, etc...), oferecendo-lhes amparo.
6. Novo ardor (Família e missão).
A Igreja, família dos discípulos de Jesus Cristo, é formada pelas famílias. A
pastoral familiar empreende esforço para ajudar os casais e as famílias,
buscando respostas a novas situações familiares, como a dos casais em segunda
união estável e outras ... A Igreja ajudará as famílias a educarem seus filhos
na fé, na piedade, na freqüência aos sacramentos, numa conduta exemplar. Do novo
ardor cristão nas famílias decorre um novo ardor vocacional e missionário ...
7. Anúncio e Catequese. Não se
descuide da transmissão da fé (católica), a partir de um processo contínuo de
iniciação cristã (catecumenato) e formação catequética e doutrinal em todos os
âmbitos e para todas as idades. Serve de inspiração o Sínodo para a “Nova
evangelização para a transmissão da fé cristã”, acontecido em outubro de 2012,
e que contou com a participação de cerca de 400 pessoas do mundo inteiro e a
presença do então Papa Bento XVI.
A perda de fiéis católicos e os inúmeros desafios do mundo urbano deveriam suscitar na Igreja uma nova missionariedade, um novo esforço, um novo entusiasmo evangelizador. Isso vem do próprio mandato do Senhor ressuscitado aos apóstolos: “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). E também: “Ide e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mt 28,19-20). E ao prometer e anunciar a vinda do Espírito Santo: “vós sois testemunhas disso” (Lc 24,48).
Fontes: CNBB; Diocese de Mogi das Cruzes
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