HISTÓRIA DA PARÓQUIA SÃO BENTO



A região e sua situação social

            No inicio, a região era paupérrima devida a falta de meios de comunicação. Não havia estradas transitáveis, por isso não havia escoamento regular de safras. Não existia condução para ir ao médico, hospital ou farmácia. As pessoas mais inteligentes e espertas abandonavam a região e procuram condições de vida mais fáceis nas cidades vizinhas. Cada família só planta para viver. Para o vigário era impossível contar com as professoras para dar catequese nas 6 escolas primarias existentes na região. Reunir as crianças fora do tempo de aula era outra vez impossível por falta de colaboração dos pais de mandar as crianças . Formar catequistas da região também era impossível, porque as pessoas qualificadas para tal cargo não ficavam na região. Chamar catequistas das cidades vizinhas trazia outros problemas, o de tempo e de distancia. Com os grandes melhoramentos da região com a Estrada Mogi Dutra, que corta a área em duas e a rede elétrica aumentou o desenvolvimento pois não haveria a de bandagem de famílias e estabeleceria na região outros sitiantes. A solução era estabelecer uma comunidade religiosa nesta área com irmãs que fizessem trabalho catequético, pastoral e cívico.

O surgimento da paróquia

            Desde 1968 o Exmº Bispo D. Paulo Rolim Loureiro, estudava a possibilidade de criar nesta área rural uma paróquia. Incumbiu então o Chancelar Pe. João Rosa de Oliveira junto com Pe. D. Alberto Johannes Steeger OSB, administrador da Fazenda São Bento do Parateí de concretizar o plano. Em 1972 o Sr. Bispo dirigiu-se ao Sr. Abade do Mosteiro de São Bento, D. Tito Marques OSB, pedindo que o Pe. D. Alberto fosse nomeado o 1º vigário da nova paróquia. O Abade atendeu ao pedido com a ressalva que as irmãs do Sitio Betânia, sitio este que havia nas proximidades da fazenda São Bento, pertencentes às Irmãs da Assunção de São Paulo colaborassem na evangelização e pastoral da paróquia principalmente na administração da catequese.
            Sendo assim no dia 21 de Março de 1972 realizou-se a solenidade de instalação da Paróquia São Bento do Parateí criada por decreto da Cúria Diocesana de Mogi das Cruzes, neste mesmo dia foi dada a posse do 1º Vigário ao monge Beneditino D. Alberto Johannes Steeger OSB.
            Nesta época a paróquia dividia-se com 7 municípios: Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba , Arujá , Santa Isabel, Guararema e Jacareí, possuía 28 capelas sendo as mais velhas a capela de Santo Alberto de 1611 e a capela da Imaculada Conceição conhecida como capela da “Mata da Santa” de 1670.
            Os trabalhos pastorais começaram com as missas mensais e as irmãs que acompanhavam o vigário aproveitavam o tempo antes das missas para tomar contato com o povo dando catequese, ensaiando cantos, orações da missa, dando preparação para o batismo e etc., enquanto o vigário ouvia as confissões. As irmãs também davam curso de Mobral, costura e tricô na sede da Fazenda São Bento. No campo da assistência social tratavam de doentes e indigentes dando remédio e encaminhando-os a médicos e hospitais.
            Em 1975 a paróquia já contava com a Pastoral da Juventude, Pastoral da Família, Apostolado da Oração, CBes e Catequese.
            No ano de 1976 a paróquia ficou entre as primeiras na diocese na arrecadação da Campanha da Fraternidade.
            Em 18/07/1981 o Exmo. ºBispo D. Emilio realizou a investidura dos primeiros Ministros da paróquia, Sr. Mário Mariano Martins, José Menino da Cunha e João Antonio de Paula.
            No ano de 1984 foi criada a Cáritas Paroquial, em 1993 foi criado o Conselho Particular de São Bento SSVP, 1995 criou-se o Jornal “Informativo Mensal das Comunidades”, onde se tinha informações sobre os acontecimentos de todas as comunidades, 1997 começou a construção do novo escritório paroquial e quartos para os seminaristas na comunidade Santo Antonio.

D. Alberto deixa o cargo de pároco e a paróquia recebe novos administradores.

            Em 19 de Agosto de 2001, com 84 anos o Pe. D. Alberto deixou o cargo de pároco da paróquia São Bento, Pe. Ademir Andrade de Sá assumiu a paróquia como Administrador Paroquial, mais logo em setembro de 2002 foi substituído pelo Pe. Paulo da Silva Quaresma, que exerce suas funções por apenas 02 meses.
Em 30/12/2002 foi declarada a provisão de Nomeação de PE. Jose Carlos Ribeiro como novo administrador Paroquial, dada pelo Bispo Diocesano D. Paulo Mascarenhas Roxo. Sua Missa de posse como Administrador Paroquial ocorreu em cinco de Janeiro de dois mil três às dezenove horas na Igreja da Comunidade Santo Antonio
Em Fevereiro de 2003 fora instalada em nossa paróquia na administração de PE. José Carlos a Congregação da Comunidade Servos de Maria do Coração de Jesus que tem sua sede no estado da Paraíba. Em maio de 2005 realizou-se em nossa paróquia a primeira Romaria Paroquial Rumo ao Santuário de Aparecida incentivada pelo PE. Jose Carlos.  Após estudos de conhecimento e necessidade juntamente com um grupo de fiéis que pertenciam ao que se denomina fundo do bairro Chácara Guanabara localizado no ao município de Mogi das Cruzes, surge então a Comunidade N.Sra de Fátima que já havia sido apadrinhada pelo ex administrador PE. Paulo da Silva Quaresma. Acontecendo por enquanto a realização de Missa e celebração nas casas de fiéis. Pe. José Carlos Ribeiro, administrou seus trabalhos missionário e pastorais em nossa paróquia por 3 anos e em decorrente final do mês de setembro PE José Carlos fora transferido para a Paróquia de Santo Antonio em Mogi das Cruzes.
Em 29 de Outubro de 2005 fora nomeado o novo administrador da Paróquia de São Bento o PE. Alberto Gomes da Silva que já é pároco da Paróquia Santa Cruz da Ponte Grande – Mogi das Cruzes. Com a chegada de PE. Alberto a paróquia sofreu algumas mudanças e acréscimo nas missas realizadas em nossas comunidades. Em 03 de Dezembro de 2005 a comunidade Sagrado Coração de Jesus rende homenagens ao PE. D. Alberto J. Steeger onde ele estava comemorando seus 61 anos de sacerdócio. E junto com PE. Alberto ele co celebrou. Em Março deste ano PE. Alberto solicitou a ajuda do diácono Sidnei Barbosa de Amorim que veio para dar melhor desempenho das pastorais e movimentos , e este implantou na comunidade Santo Antonio que toda a 1ª Sexta de cada mês aconteceria a celebração em Louvor ao Sagrado Coração de Jesus junto ao Apostolado da Oração de nossa paróquia. Neste mesmo mês PE. Alberto visualizou a necessidade de se implantar na paróquia a divisão de 02 setores sendo Setor I Comunidade Santo Antonio e setor II Comunidade N. Sra. da Estrela, nesta divisão haveria CPP e Formações. Iniciando o ano de 2006 a Pastoral da Catequese de nossa Paróquia comemora 10 anos de fiel atuação tendo inicio na coordenação sendo as pioneiras Luciana Martins e Renata Martins, e fora comemorada na Comunidade São José onde ocorreu a primeira reunião de Catequistas, tivemos a honrosa presença de D. Alberto responsável pela implantação desta pastoral em nossa paróquia.
Em um de julho de 2006 no hospital Sírio Libanês falece nosso querido fundador desta paróquia missionária de São bento D. Alberto Johannes Steeger com 89 anos de idade, seu velório e sepultamento foi no dia 02 de julho no Mosteiro de São Bento em São Paulo com missa de corpo presente celebrado pelo abade D. Mathias Tolentino Braga.
Em 11 de Novembro de 2006 em uma reunião do CPP na Igreja da Comunidade Santa Cruz, o PE. Alberto comunica a todos os coordenadores presentes que se afastaria da Paróquia São Bento e da Diocese de Mogi das Cruzes pois iria fazer uma Missão Evangelizadora a pedido do Sr. Bispo D. Airton José dos Santos para a Prelazia de Coari no Amazonas , lá em informou que ficaria por 02 anos. PE .Alberto comunica que PE. Sidnei assumiria como novo administrador paroquial e PE. Odair como assistente dando ajuda nos atendimento, celebrações, formações e confissões. Com este anuncio os paroquianos resolvem homenageá-lo organizando uma confraternização com todos os coordenadores tesoureiros, ministros e catequistas no Sitio Boa Esperança do Sr. Dirceu situado no bairro Jd. Dulce que aconteceu no dia 18 de Novembro. Dia 19 de Novembro ás 19h30m na Paróquia Santa Cruz da Ponte Grande acontece então a Missa de Envio de PE. Alberto para a cidade de Coari e o anuncio da nomeação do PE. Odair e PE. Sidnei para a administração das duas paróquias São Bento e Santa Cruz. E no dia 22 de Novembro no Aeroporto de Cumbica PE.Alberto embarca para a Prelazia da cidade de Coari.
22 Janeiro de 2007 PE. Sidnei celebra na comunidade São Pedro em Louvor a Santa Rita de Cássia e anuncia que a partir de então todo dia 22 de cada mês haveria por acontecer ali naquela comunidade a Santa Missa em louvor a Santa Rita, homenageando então a todos daquela redondeza que vivem do plantio e colheita de Rosas. 
Em uma reunião do CPP do dia 10 de Março anuncia-se então a 1ª Festa em Louvor a Santa Rita de Cássia, e teria a participação de todas as comunidades trabalhando nas barracas que haveria nesta festa.
21 de Março de 2007 ás 19h30 realizou-se na Igreja da Comunidade Santa Cruz o 35º aniversário de implantação da Paróquia de São Bento, celebrada pelo PE. Sidnei estando presentes como convidados de honra o SR. Prefeito André Luiz do Prado e sua esposa Shirley, Sr. Djalma de Faria e família, a ex prefeita emérita Sra.Conceição Aparecida Alvino de Souza e o presidente da Câmara Sr. Alcídio Mariano Martins e família
10 de Maio de 2007 . Visita do Santo Padre o Papa Bento XVI ao Brasil, e no Estádio do Pacaembu se reuniria com os jovens . Cada diocese organizaria a presença de alguns jovens neste encontro, e fora selecionada de cada paróquia 03 jovens que a representaria , e de nossa paróquia os representantes foram: Luis Fernando Martins, Amanda de Paula Souza e Valdecir Pinheiro.
Dias 15,16 e 17 de junho aconteceu no Sitio São Francisco o 1º Maranathá de Jovens de nossa Paróquia
Em comemoração aos 10 anos de recebimento da Imagem Peregrina de N. Sra. Aparecida, PE. Sidnei resgata este acontecimento trazendo-a de volta para visitar nossa paróquia e no dia 06 de Setembro de 2007, trazida pelo PE. Odair chega para visitar nossas comunidades a Imagem Peregrina de N.Sra Aparecida que fica em nossa paróquia até o dia 16 onde PE. Sidnei celebra na comunidade Santa Cruz a Missa de Despedida da visita da Imagem em nossa paróquia.
Em 20 de Outubro aconteceu no sitio do SR. Dirceu “Boa Esperança” a 1ª Balada Católica “Jovens com Cristo”, organizada pela Srta Juliana Aparecida dos Santos e por alguns dos jovens que estiveram presentes no Maranathá.
Em 09 de Fevereiro 2008 a Paróquia de São Bento é privilegiada com a inauguração da EMEI no bairro Jd. Dulce que homenageia nosso saudoso fundador D. Alberto Johannes Steeger que carrega seu nome.
Em 19 Julho de 2008 na Igreja da Comunidade Santo Antonio logo após acontecido a Assembléia Paroquial em vista das questões enviadas pela diocese para a Assembléia Diocesana, PE. Sidnei anuncia que seria transferido para ser somente Administrador da Paróquia Santa Cruz, ficando PE. Odair como novo administrador da Paróquia de São Bento.
  Em  09 de Agosto de 2008 houve na Igreja da Comunidade Santa Cruz a Abertura da Semana da Família, dando inicio a realização da celebração das Santas Missas nas casas de fiéis ocorridos nas comunidades.

Nomeação do Pe. Odair D. Bueno como novo pároco da paróquia São Bento

E no dia 31 de Agosto de 2008 na Comunidade Santo Antonio em Missa Campal o Bispo D. Airton José dos Santos da posse de novo pároco e não como administrador o PE. Odair Donizete Bueno da Paróquia São Bento, e em agradecimento os paroquianos se reuniram entre as comunidades e presentearam ao novo pároco com um Notebook.
Em 13 de Dezembro deste ano na quadra do Sr Massumi Fukushima ocorre o 1º Baile das Famílias, que foi um sucesso, com aprovação de todos os que compraram os ingressos.
Em maio deste ano PE. Odair resgata a Vigília de Pentecoste a nível paroquial onde ele delega os Grupos de Oração, Movimentos e a Comunidade Servos de Maria de nossa Paróquia para a realização deste evento, e anunciou que a realização da Santa Missa aconteceria as 05h na igreja Matriz. E aconteceu com um grande numero de fiéis tanto dos que acompanharam a Vigília como também dos paroquianos de nossas comunidades.
Dia 25 de Julho de 2009 o PE. Odair institui em nossa paróquia a Missa de São Cristovão , que aconteceu no pátio da Empresa Transportadora Salvador Logística., que virou tradição em nossa paróquia.
14 de Janeiro de 2010 na Igreja Matriz acontece Missa de Envio dos casais que formaria a Pastoral Familiar tendo como coordenadores Sr. Adão e Sra. Wanda, e vice o casal Edmilson e Eliane. Que formam esta Pastoral mais 14 casais: Ministra Terezinha e Celso Hirata, Ministros João Leandro e Sandra, Ministros Sr. Vicente e Aparecida, o casal Antonio e Fátima, Reinaldo e Beatriz, Paulo e Maria da Conceição, Ladislene e José Coqueiro. Em Setembro de 2009 com a aprovação do PE. Odair a Paróquia de São bento retorna a participar da Festa do Seminário Diocesano, com a venda de Pão com Mortadela e queijo na chapa, e quem se responsabilizou pela venda e organização ficou a cargo da Pastoral Familiar, e em Setembro de 2010 fora de novo convidado a participar da festa onde foi sucesso de venda e alegria.     
Atualmente nossa paróquia continua sendo administrada pelo pároco PE. Odair Donizete Bueno, e que continua exercendo as atividades pastorais seguindo com: Romaria Paroquial rumo ao Santuário Nacional de Aparecida, Festa Paroquial de Santa Rita de Cássia, missas celebradas nas casas em razão da Semana Nacional da Família, e entrega das Bíblias para novos catequizandos .
E com a graça de Deus e do envio do seu Santo Espírito, a paróquia de São Bento continua a ser missionária e evangelizadora!!!

Em 11 de Abril de 2011, com incentivo do Pe. Odair, surge o Blog Paroquial, divulgando os trabalhos e eventos paroquiais utilizando uma nova forma de comunicação.

São Bento rogai por nós.