sábado, 27 de agosto de 2011

Equipes de nossa senhora – ENS


É um movimento de casais em busca de uma espiritualidade voltada para a vivência do sacramento do matrimônio. Teve inicio na França, em 1939 e alastrou-se pelo mundo chegando ao Brasil no dia 13 de maio de 1950.
É um movimento cristão reconhecido pela Igreja e teve sua Carta (Estatuto), aprovado pela Santa Sé em 1992.

Um perfil
Uma equipe de Nossa Senhora é uma comunidade cristã de casais.

Uma Comunidade
Formada por 5 a 7 casais, assistidos por um sacerdote, uma Equipe de Nossa Senhora se constitui livremente. Ninguém entra numa equipe sob pressão nem aí permanece forçado. Os seus membros (Regularmente casados na Igreja), para levar a bom êxito o seu propósito comum, aceitam viver lealmente a vida comunitária, com suas leis e exigências próprias, conforme assim disposto no Estatuto das ENS:

· Orientações de vida
· Pontos concretos de esforço – PCE
· Uma vida de equipe

A grande orientação é a do amor que Cristo nos veio trazer: “Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu espirito, com todas as tuas forças... Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mt12,30-31).
Crescer nesse amor é tarefa para toda a vida, e as ENS propõem a seus membros ajuda-los nessa tarefa. Pedem-lhes para se reunirem, a cada mês, na casa de um dos casais, para refletir a Palavra de Deus e por em comum (partilhar) o esforço na vivência da regra (PCE) naquele mês.

Pontos Concretos de Esforço – PCE

· Escutar assiduamente a Palavra de Deus;
· Reservar todos os dias, o tempo necessário para um verdadeiro Encontro com o senhor (Meditação);
· Encontrar-se a cada dia, marido e mulher, numa oração conjugal (e se possível, familiar).
· Dedicar, cada mês, o tempo necessário para um verdadeiro diálogo conjugal, sob o olhar do Senhor (Dever de Sentar-se);
· Fixar cada um a si mesmo uma “regra de vida” e revê-la todos os meses;
· Colocar-se cada ano diante do senhor para rever e planificar a sua vida, durante um retiro de pelo menos 48 horas, vivido, se possível, em casal.



“O brasil precisa de santos. É preciso que cada um de vocês a cada dia procure a perfeição cristã para a qual Cristo nos convidou (...) e sintam-se responsáveis pela construção, no Brasil, de uma Igreja forte e irradiante, para enfrentar um futuro que se anuncia, ao mesmo tempo, cheio de ameaças e de esperanças” 
( Palavras do PE. Caffarel, fundador das Equipes de Nossa Senhora, em uma de suas cartas endereçadas ao Brasil – 1970).



Pe. Odair e a Equipe de Nossa Senhora, a qual é assistida pelo Pe., em Mogi das Cruzes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário