domingo, 6 de maio de 2012

Formação Paroquial – Diretrizes Gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil (2011 – 2015)


     Neste Sábado, dia 05 de maio de 2012, o Bispo Emérito Dom Paulo Mascarenhas Roxo, da Diocese de Mogi das Cruzes, esteve em nossa paróquia São Bento realizando a formação a respeito das Diretrizes Gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil (2011 – 2015) para os paroquianos.

   “O senhor chama-nos a ajuda-lo, ser agente de pastoral é ser Colaborador do Senhor, para que Ele reine no mundo!”
    
     Nesta formação, foi tratado o documento da 49ª Assembleia Geral em Aparecida, que aconteceu de 04 a 13 de maio de 2011, a qual acontece a cada 4 anos reunindo os Bispos do Brasil.







O ponto central desta formação foram as 5 urgências na ação evangelizadora.

As 5 urgências são: (Missão, Iniciação, Animação, comunidade e Vida).

1- Igreja em estado permanente de missão. “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo!” (Mc 16,15).

A missão é assumir que temos que levar Jesus, de modo permanente e ardor renovado, missionário. Evangelizar é levar a pessoa se encontrar com o Senhor, apresentar Jesus não é apenas falar, mas sim provocar um encontro com ele, esta é a missão. O cristão deve contagiar as pessoas com a alegria do Senhor.


2-Igreja: Casa da iniciação à vida cristã. “Paulo e Silas anunciaram a Palavra do Senhor ao carcereiro e a todos os da sua casa. E, imediatamente, foi batizado, junto com todos os seus familiares” (At 16,32s).

Levar as pessoas a Jesus num encontro consciente, livre, lúcido, aprofundado e permanente. Assumir o ser Cristão!

3- Igreja: Lugar de animação bíblica da vida e da pastoral. “Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça” (2Tm 3,16).

Ser fiel ao Senhor, ouvindo-o e vivendo a sua palavra.

4- Igreja: Comunidade de comunidades. “Às Igrejas da Galácia, a vós graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo” (Gl 1,2s).

Não podemos caminhar sozinhos, é preciso a amizade e a caminhada com os irmãos, vida em comunidade buscando a vida plena.

5- Igreja a serviço da vida plena para todos. “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10).

Buscar, acolher servir na vida plena oferecida pelo Senhor.

 "Somos colaboradores, senhor, conte conosco!!!"

Mais informações no  Documentos da CNBB - 94 (Download aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário