sexta-feira, 8 de julho de 2011

História de São Bento

São Bento de Núrsia, nascido Benedetto da Norcia foi um monge italiano, fundador da Ordem dos Beneditinos, até hoje uma das maiores ordens monásticas do mundo. Foi o criador também da "Regra de São Bento", um dos mais importantes e utilizados regulamentos de vida monástica existentes e inspiração de muitas outras comunidades religiosas. Foi designado santo padroeiro da Europa e um grande intercessor pelo Papa Paulo VI em 1964, sendo venerado não apenas por católicos, como também por ortodoxos. Foi o fundador da Abadia do Monte Cassino, na Itália(destruída durante a Segunda Guerra Mundial e posteriormente restaurada). É comemorado a 11 de Julho.





Santificação





De acordo com a tradição, São Bento de Núrsia foi santificado por ter vencido duas ciladas armadas pelo Diabo, nas quais lhe é oferecido um cálice de vinho envenenado e um pedaço de pão, também envenenado.


Além disso, em inúmeras vezes fora tentado efetivamente pelo Inimigo, além de ser ofendido e insultado de tal maneira que os irmãos de hábito que estavam ao seu redor podiam escutar as ofensas que ele recebia.


O Santo Varão, como também é chamado, vencia o Tentador utilizando-se do sinal da cruz e da oração contida na Cruz Medalha que fora esculpida nas paredes de um mosteiro.





Oração




Em latim:


"Crux Sacra sit mihi lux;


non draco sit mihi dux;


vade retro satana!;


non suad mihi vana;


sunt mala quae libas;


ipse venena bibas."





Tradução:


"A Cruz sagrada seja a minha Luz.


Não seja o Dragão meu guia.


Retira-te Satanás!


Nunca me aconselhes coisas vãs.


É mal o que tu me ofereces.


Bebe tu mesmo do teu veneno."





Rogai por nós bem aventurado São Bento, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário